quinta-feira, 13 de maio de 2010

Estudo de reportagem

Olá pessoal do 8º ano!

Iniciamos o 2º trimestre estudando os textos jornalísticos.
Leiam as dicas abaixo e respondam ao exercicio proposto como tarefa para dia 20 de maio. As respostas deverão ser escritas em folha de atividades que entregarei na sala de aula. Boa leitura e atenção na atividade!

Notícia

Trata-se de um texto curto em que um acontecimento é relatado de forma breve, com informações objetivas. A notícia apresenta como principais elementos: O quê(o fato ocorrido) onde (lugar do acontecido), quando(data) e com quem(pessoas envolvidas).

Reportagem

A reportagem é um texto jornalístico que relata um fato de forma mais aprofundada que a notícia.
A reportagem pode ser de caráter :
a) Informativo: expõe o fato com narração simples e objetiva;
b)Interpretativo: comenta o fato estabelecendo conexões com outros fatos e problemas;
c) Opinativo: orienta e dirige a opinião do leitor por meio de uma interpretação do fato.
Leia a reportagem abaixo e responda as questões sobre ela:

Desmatamento na Amazônia cresce 14,9%

Ritmo aumentou em um ano, segundo Inpe; o ministério anuncia maior fiscalização

DEMETRIO WEBER
BRASÍLIA - o ritmo de desmatamento na Amazõnia cresceu 14,9% no periodo de um ano, entre agosto de 1999 e agosto de 2000, o que representa a devastação de 19.832 quilômetros quadrados. É o que mostra estimativas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgada ontem pelo Ministério do Meio Ambiente. Com isso, desflorestamento na Amazônia já atinge mais 589 mil quilometros quadrados, área superior à da Bahia.
A projeção é preliminar e foi feita com base em imagens coletadas por satélite. Estimativa já finalizada, com dados de agosto de 1998 a agosto de 1999, indica que a velocidade de destruição da floresta permaneceu estável em relação ao mesmo período do ano anterior - a média de desmatamento foi de 17 mil quilômetros quadrados a cada 12 meses.
O Fundo Mundial para a Natureza ( WWF) considerou o ritmo de desflorestamento "extremamente elevado" e "insustentável a longo prazo". "Se forem mantidas as médias anuais de desmatamento registradas na década de 90, em menos de dez anos a Amazônia perderá uma área de de floresta equivalente a todo o estado do Acre", diz nota divulgada pela entidade. o documento destaca que, desde 1995, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, já foram destruídos 114.925 quilômetros quadrados na região.
Diante da projeção anunciada pelo Inpe, o Ministério decidiu aumentar o rigor nas autorizações de desmatamento em 43 municípios de Mato Grosso, Pará e Rondônia. Esses estados tem respondido por 80% do desflorestamento nos últimos anos. (...)
O Estado de S. Paulo, São Paulo, 15 de maio de 2002 ( fragmento)
Agora responda as questões:
1.Identifique os elementos principais do texto:
a) Qual o fato relatado?
b) Onde ocorre?
c)Quando?
2. Identique o caráter do texto jornalístico, segundo as definições estudadas e justifique:
3. Qual o tipo de linguagem usada no texto, formal ou informal?
4. A linguagem é objetiva ou subjetiva? Justifique:
5. Esta reportagem foi publicada em 2002, pesquise os dados informativos atuais sobre o desflorestamento na Amazônia e escreva um parágrafo usando comparações entre os dados da reportagem e os pesquisados por vocês.
Obs: Esta atividade terá um conceito para o trimestre, fique atento a pontualidade da entrega e leia suas respostas com olhar de leitor.
Boa atividade!

2 comentários:

  1. Ana,eu não entendi ,a questão 2 é uma pergunta??? VITOR GOMES NOZAKI 8B manha

    ResponderExcluir
  2. eu não fiz a "2" pis não sei se era uma pergunta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VITOR GOMES NOZAKI 8B manha

    ResponderExcluir