quarta-feira, 5 de outubro de 2011

7º ano: Manifesto Verde

Olá garotada...

Novamente estamos falando sobre ecologia. Agora, não mais de forma ficcional, mas sim, atitudes reais de homens que agem de forma voraz e destroem o nosso Planeta! Precisamos parar, refletir e agir; antes de tudo, devemos saber que ainda há tempo e que o 'presente é o futuro'. Ele está em nossas mãos!

Abaixo, segue informações para complementar nossa exposição de capas sobre os 4 elementos da natureza e ainda curiosidades astrais sobre estes elementos. Retirei este texto do site:www.smarthkids.com.br


4 ELEMENTOS DA NATUREZA
Quem nunca ouviu falar nos quatro elementos da natureza essenciais para a sobrevivência do ser humano? Quatro elementos é uma expressão que se refere aos elementos naturais: água, terra, fogo e ar. Essa expressão tem origem lá na Grécia antiga com seus grandes pensadores que tentavam descobrir qual o elemento que formava todas as coisas. O grande Thales de Milleto acreditava que a origem estava na água, já Anaxímenes acreditava no Ar e por fim Heráclito incluiu o fogo como agente criador. Mas foi Empedócles de Agrinito que adiconou Terra a esses três conceitos e concluiu que tudo era formado por quatro elementos.

Os filósofos pré-socráticos identificaram esses quatro elementos primordiais, que eram opostos dois a dois:
água (fria e úmida) x fogo (quente e seco)
ar (quente e úmido) x terra (fria e seca)



Esse conceito perdurou toda a Idade Média até o Renascimento. O conceito de elemento já não é o mesmo na física e química moderna, que considera elemento os diferentes tipos de átomos, átomos esses que formam as moléculas que por sua vez foram a matéria.

Atualmente os elementos são associados aos estados da matéria:
terra > sólido
água > líquido
ar > gasoso
O fogo é representado pelo plasma que não é matéria, é energia!



No Oriente o conceito é também bem antigo, foi disseminado na Índia e China, onde estão presentes no Budismo e Hinduísmo. Apesar da origem do conceito está na busca pela origem de todas as coisas, muitas crenças e filosofias ainda baseiam-se nos 4 elementos. Nesses casos, se apresenta de forma simbólica e espiritual, como uma forma de integração do homem com a natureza, do homem com o universo. Sábios eram os antigos mesmo, basta observar um pouco a natureza para saber que água, terra, fogo e ar estão por toda a parte.


Na astrologia os signos estão organizados a partir dos quatros elementos, cada elemento influencia três signos astrológicos. Não sabe qual é o seu? Descubra abaixo!
Os elementos um a um:

Elemento: ÁGUA
Definição: Representa 70% da superfície do planeta.
Definição científica: Molécula resultante da ligação natural do oxigênio e o hidrogênio.
Signos: Peixes, Câncer, Escorpião

Elemento: AR
Definição: Matéria que está em todo lugar.
Definição científica: Oxigênio.
Signos: Libra, Gêmeos, Aquário

Elemento: TERRA
Definição: Matéria essencial para a biosfera .
Definição científica: Solo, crosta terrestre.
Signos: Touro, Virgem, Capricórnio

Elemento: FOGO
Definição: Protege contra o frio. Na culinária, torna os alimentos mais saborosos e saudáveis pois elemina muitas bactérias.
Definição científica: Entidade gasosa emissora de radiação e decorrente da combustão.
Signos: Áries, Sagitário, Leão

Ampliação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário